Belezas naturais, pedras preciosas, cultura, boa gastronomia e muito mais esperam o turista no Triângulo Mineiro

As tradições do estado de Minas Gerais dispensam apresentações, e uma região, em especial, reúne roteiros que agradam os turistas pela diversidade de atrações que oferece.O circuito turístico do Triângulo Mineiro, no Sudoeste do Estado, conta com cidades como Uberlândia, Araguari, Estrela do Sul, Romaria, Monte Carmelo, Tupaciguara, entre outras.

Belezas naturais, pedras preciosas, cultura, boa gastronomia e muito mais esperam o turista no Triângulo Mineiro
Belezas naturais, pedras preciosas, cultura, boa gastronomia e muito mais esperam o turista no Triângulo Mineiro

A região é de fácil acesso, com aeroporto e rodovias vindas de qualquer lugar do país e tem ótima infraestrutura em hospedagem, alimentação, entretenimento e passeios. Se você tem vontade de conhecer vale a pena investir nessa viagem. Paisagens encantadoras, recantos tranquilos, gente hospitaleira e excelente comida prometem dias de relaxamento e tranquilidade.

Para quem gosta de fazer compras na viagem, a dica é procurar por pedras preciosas e semi-preciosas. Muitas cidades mineiras têm tradição nesse tipo de comércio. Você poderá encontrar belos exemplares, alguns bastante valiosos. Vale a pena até tentar a sorte na loteria, e, quem sabe, adquirir um belíssimo diamante. A sorte existe para quem acredita? Claro que sim!

A cultura da região do Congado e da Folia de Reis apresenta aos visitantes uma das mais fortes tradições populares do Brasil. Além disso, o artesanato, os típicos quitutes mineiros e as famosas cachaças são souvenirs irresistíveis para qualquer turista. Os mais aventureiros vão encontrar muitas trilhas cercadas de vegetação exuberante, esportes aquáticos e pesca esportiva nas represas, além de lagos e cachoeiras. O Triângulo Mineiro preserva muitos traços da história do Brasil, da época dos bandeirantes, que podem ser vistos em museus, fazendas, casarões, praças, igrejas e ferrovias.

Confira algumas atrações no Triângulo Mineiro e programe sua próxima viagem:

Uberlândia

Praia Clube Uberlândia
Praia Clube Uberlândia

A maior cidade do interior de Minas, em habitantes, é um grande polo comercial e de negócios. Possui infraestrutura aeroportuária, grandes hotéis, shoppings e centro de eventos.  O município tem muitas opções de lazer, restaurantes, bares, clubes, museus e parques. A Igreja do Divino Espírito Santo do Cerrado, visita obrigatória, foi projetada por Lina Bo Bardi (MASP) e é tombada como Patrimônio Histórico Estadual.

Araguari

Entre as atrações da cidade estão o Palácio dos Ferroviários, atual Prefeitura Municipal, um belo exemplar da arquitetura do início do século 20. Totalmente restaurando, abriga um pequeno museu com objetos e documentos históricos. A estação ferroviária está sendo restaurada e fará parte do projeto Trens de Minas. Uma área verde urbana preserva espécies do cerrado. Na zona rural, os aventureiros podem curtir cachoeiras, trilhas e restaurantes com comida de fazenda.

Estrela do Sul

Museu Municipal de Estrela do Sul
Museu Municipal de Estrela do Sul


A cidade foi fundada em 1722 por João Leite da Silva Ortiz, um bandeirante que estava de passagem pelo lugar e descobriu uma mina de diamantes. Neste local remoto, uma escrava encontrou o sexto maior diamante do mundo, o Estrela do Sul, em 1853. A pedra deu nome à cidade e entrou para a história. Em 2004 foi exposta no Louvre (Paris), um dos mais importantes museus do mundo.

Romaria


Turismo religioso é o forte dessa cidade que recebe muito romeiros de várias regiões do Brasil, em visita ao Santuário de Nossa Senhora da Abadia. Nele está a imagem da santa trazida de Portugal. Muitos visitam também o memorial ao Padre Eustáquio, que veio de terras lusitanas para assumir a paróquia da Nossa Senhora, em 1925.

Monte Carmelo

Cafezais de Monte Carmelo
Cafezais de Monte Carmelo

Famosa pelos cafés de alta qualidade do tipo exportação, em Monte Carmelo é possível conhecer todo o processo de produção da bebida, desde a plantação até o empacotamento. É também referência na produção de telhas de cerâmica, com muitas fábricas locais.

Tupaciguara

A cidade é ideal para esportes aquáticos, pois fica próxima à represa de Furnas. Pesca esportiva é o forte do lugar. Curtir um restaurante com boa comida mineira e apreciar o pôr-do-sol na represa também é uma ótima sugestão de passeio.

Saiba mais no site: www.circuitodotriangulo.com.br

 

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

Sem comentários.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>