Emagrecer com saúde – dicas práticas para você mudar de vida

Emagrecer com saúde – dicas práticas para você mudar de vida. A dieta faz parte da maioria das pessoas no Brasil e no mundo. Dificilmente você irá encontrar alguém plenamente satisfeito com o seu corpo.

Provavelmente até Gisele tem algo que ela queira mudar. Somos seres insatisfeitos por natureza e passamos a vida toda buscando um ideal que muitas vezes não chega nunca.

E a coisa começa a ficar pior quando nos envolvemos em qualquer tipo de dieta ou tratamento estético. Não há efeito estético que valha a sua saúde, acredite nisso!

Ninguém pode trocar uma perfeita condição física por melhora de aparência. O que apresentamos aqui são meios de como emagrecer com saúde e qualidade de vida.

Emagrecer com saúde – dicas práticas para você mudar de vida

Consumo diário de calorias - Emagrecer com saúde
Consumo diário de calorias – Emagrecer com saúde

Leia também sobre “Jejum Intermitente”.

Consumo Diário de Calorias – Calorias Consumidas

O consumo diário de calorias corresponde à quantidade de alimentos que você pode ingerir por dia, levando em conta sua idade, seu peso, sexo, altura, rotina, exercícios; são vários os fatores que o levam a encontrar um número ideal.

Para emagrecer só tem um jeito: comer menos do que você gasta. Tem que controlar a boca e se possível praticar atividades físicas que ajudam a potencializar o processo.

Taxa Metabólica Basal

O primeiro passo para quem quer emagrecer é saber quantas calorias pode consumir por dia. Para aprender como calcular as calorias que necessita, você precisa calcular a sua “Taxa Metabólica Basal”, ou seja, quanto o seu corpo gasta por dia para sobreviver.

A conta é a seguinte:

HOMENS: TMB = 88,362 + (13,397 x peso em kg) + (4,799 x altura em cm) – (5,677 x idade em anos)
MULHERES: TMB = 447,593 + (9,247 x peso em kg) + (3,098 x altura em cm) – (4,330 x idade em anos)

Fórmula: The Harris–Benedict – revisada por Roza and Shizgal.

Agora você precisa calcular quantas calorias gasta por dia considerando seu nível de atividade física. Você pode adotar o seguintes fatores:

Pouco ou nenhum exercício: TMB x 1,2 Pouco exercício (1–3 dias por semana): TMB x 1,375 Exercício moderado (3–5 dias por semana): TMB x 1,55 Exercício intenso (6–7 dias por semana): TMB x 1,725 Exercício muito intenso (2x por dia ou muito pesado): TMB x 1,9
Se você fez as contas corretamente já sabe quantas calorias seu organismo gasta todos os dias. Para emagrecer você tem de manter o seu consumo diário abaixo desse número, mas isso não quer dizer comer metade para emagrecer mais rápido. Se seu corpo começa a receber pouco alimento ele entende que haverá falta e com isso começa a estocar gordura como fonte de energia.

O ideal para um emagrecimento saudável é cortar de 200 a 400 calorias por dia de sua alimentação diária. Você acabará perdendo gordura em um prazo médio sem se sentir cansado ou com falta de energia.

Para se ter uma idéia o gasto calórico médio pessoas que não se exercitam é de 2.000 calorias para as mulheres e 2.500 para os homens. Sendo assim, se você for mulher e cortar 200 calorias estará cortando 10% de sua necessidade calórica diária.

Entendemos que ficar nessa faixa de déficit calórico de 200 a 400 calorias por dia é o ideal para um emagrecimento constante, eficaz e saudável.

Tempo para emagrecer

Para chegar ao prazo médio devemos multiplicar cada quilo por 6.000, ou seja, se quer perder 10 quilos, você tem de economizar 60.000 calorias. Se você está economizando 400 calorias por dia vai levar 5 meses para perder esse peso.

É óbvio que não é uma conta absoluta, é apenas um cálculo aproximado de calorias a serem perdidas, são muitos os fatores que podem contribuir para perder mais ou menos peso no período.

Entenda que emagrecer com saúde não é uma mudança a ser feita em curto prazo, é preciso paciência. Você não engordou do dia para a noite, então não queira emagrecer dessa forma.

Melhor forma de emagrecer que existe

O que vamos descrever é sem dúvida uma das melhores formas para se emagrecer sem nenhuma dieta radical, tratamento ou remédio: Reeducação Alimentar. É preciso entender o que comer, o que não comer e também quando comer.

Entenda como se as calorias que você tem fossem os gastos de sua empresa; você tem de economizar o máximo e nos mínimos detalhes para que o seu corpo dê os lucros esperados.

O que não devemos comer

O que não devemos comer - Emagrecer com saúde
O que não devemos comer – Emagrecer com saúde

A nossa lista não tem uma ordem específica; são alimentos que sabemos o mal que causam e queremos que você entenda isso melhor para ficar mais fácil evitá-los.

Doces

Ser muito radical só vai fazer com que o emagrecimento seja um processo chato e difícil. O grande segredo é saber consumir os doces com moderação. Os chocolates com 70% de cacau, uma vez na semana, são muito bem-vindos.

Quando for consumir um doce opte por porções menores. Também prefira aqueles que possuam ingredientes mais saudáveis como por exemplo uma torta de frutas de farinha integral e açúcar orgânico. Será muito melhor do que um churros recheado com doce de leite coberto por açúcar.

Outro truque é consumir os doces depois da ingestão de alimentos proteicos como carnes, leite e derivados, pois assim não serão transformados em carga rápida de energia, fazendo aumentar o depósito de gordura.

Carboidratos

Cortar, não quer dizer eliminar… Vá devagar com o processo, mesmo porque o nosso organismo precisa de energia para as suas atividades vitais. Corte aos poucos os pães, massas e outras fontes de carboidratos.

Carboidratos correspondem a 45 e 60% do valor calórico total da dieta ideal para a perda de peso, principalmente no início.

Bebidas Alcólicas

Temos o hábito de celebrar e até mesmo afogar as mágoas bebendo e parece inofensivo quando feito de uma forma moderada, mas para quem deseja emagrecer pode se tornar um grande problema.

As bebidas alcoólicas, principalmente as destiladas, possuem um alto valor calórico, o que pode colocar em risco todo um programa de perda de peso. Tenha em mente que será um retrocesso em sua dieta e às vezes precisamos deixar de lado alguns prazeres para buscar um benefício maior em nossas vidas.

Cada grama de álcool possui 7 calorias, bem mais que o carboidrato e a proteína que fornecem 4 calorias por grama. Como exemplo, uma tulipa de chopp contém 130 calorias, o mesmo que um pãozinho francês. Então imagine você em uma noitada quente onde toma 5 chopps, seria o mesmo de ter comido 5 pães, é muito concorda?

Evitar ao máximo a bebida, além de se bom para sua saúde, pode evitar acidentes no trânsito, entre outros problemas relacionados aos seus efeitos.

Sorvete de massa

O sorvete de massa industrializado é muito pobre em nutrientes; ele possui carboidratos de baixo valor nutricional e é rico em açúcar que acabam absorvidos rapidamente pelo organismo e transformados em gordura.

O consumo excessivo deste alimento pode aumentar o peso. Uma bola de chocolate de 60 gramas contém 130 calorias, 18,5% dos valores diários de gorduras saturadas que um adulto necessita. Este alto valor existe principalmente por conta de aditivos incluídos ao longo da sua fabricação.

O maior problema no excesso das gorduras saturadas é que elas sofrem um processo de oxidação e nele há o risco do aparecimento de placas que podem inflamar as artérias sanguíneas, levando a doenças vasculares que comprometem o coração, os rins e até o cérebro a longo prazo.

Uma opção ao sorvete de massa é a versão em palito e de frutas, com menos calorias. A versão frozen de iogurte desnatado tem 64 calorias e 0,3 gramas de gorduras
saturadas o equivalente a 1,3% dos valores diários, sendo também uma boa opção.

O sorvete de versão light com 85 calorias e o equivalente a 6% dos valores diários de gorduras saturadas, também pode ser uma opção menos danosa a saúde.

Salgadinhos de milho

Eles contém uma série de produtos químicos que podem causar alergias. Um pacote com 63 gramas deste alimento contém 17% do valor diário de sódio.

Quando o sódio é consumido em excesso ele pode ser associado ao aparecimento da pressão alta e doenças renais. Um pacote desse salgadinho de milho também possui valor diário de 32,5% de gorduras totais e 10,3% de gorduras saturadas.

A pipoca preparada na panela com óleo vegetal fresco pode ser melhor opção. Fazer pipoca no microondas reduzem mais ainda as calorias e o sabor é praticamente o mesmo.

Para frituras o óleo de coco é o mais indicado.

Pizza congelada

Apenas um pedaço de pizza congelada de 73 gramas contém 16% de todo o valor

diário de sódio e 14% do valor diário das gorduras saturadas. A pizza feita com farinha branca é um alimento de absorção rápida no organismo, o que faz com que a pessoa tenha fome logo.

Caso não viva sem uma pizza, a melhor opção é diminuir o consumo ou usar discos de pizza feitos de farinha integral, mas atente para os recheios, pois é óbvio que se fizer mussarela light e tomate é muito melhor do que calabresa com catupiry e bacon.

Batata frita

Todo alimento quando submetido ao cozimento em altas temperaturas sofrem a glicação que nada mais é do que uma modificação molecular. Quanto mais o óleo for reaproveitado mais ele satura e isso piora a qualidade dos alimentos aumentando os riscos de doenças do coração.

Salgadinho de batata

O salgadinho de batata são uma bomba terrível ao nosso organismo. O seu preparo é feito com enormes quantidades de gordura, sal e substâncias químicas diversas que pioram muito o alimento. Um pacote de 50 gramas possui 33% do valor diário de gorduras totais e 9% de gorduras saturadas.

Bacon

Poucos alimentos são tão saborosos como bacon, principalmente frito. A Universidade de Harvard fez um estudo e concluiu que em 50 gramas diários de carnes processadas como o bacon, os riscos cardíacos aumentam em 42%, além de 19% no caso do diabetes do tipo 2.

O British Journal of Cancer concluiu que ao comer 50 gramas de carne processada todos os dias os riscos de câncer no pâncreas aumentam em 19%. Na pesquisa os cientistas acreditam que isto ocorre porque as químicas utilizadas para preservar esse alimento são transformadas em nosso organismo em substâncias que podem vir a afetar o DNA.

Cachorro-quente

O primeiro e maior problema está na salsicha que em 50 gramas possui 24% do valor diário de gorduras totais, além de 20% das gorduras saturadas e 20,3% de sódio.

A salsicha é uma carne processada, assim como o bacon e por isso apresenta os mesmos problemas de saúde. Além disso, para a conservação da salsicha, são utilizados nitritos e nitratos que no estômago se transformam em nitrosaminas. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) as nitrosaminas aumentam e muito os índices de câncer em geral e em especial câncer do estômago.

Outro problema é o pão que é feito de farinha branca que são alimentos de digestão rápida, além de todos os acompanhamentos calóricos que cercam esse alimento como a maionese, a mostarda, o catchup, a batata frita, entre outras coisas.

Prefira pães integrais com peito de peru, queijo branco, alface e tomate, pode não ser a mesma coisa, mas é um lanche muito gostoso e bem melhor para sua sáude.

Refrigerante

Esta bebida em sua versão normal é sempre rica em açúcar. Uma lata de 350 ml de refrigerante tipo cola possui 37 gramas de açúcar. Se uma pessoa beber 1 lata por dia durante um mês terá consumido mais ou menos 1 quilo de açúcar.

Em pesquisa recente divulgada no American Journal of Clinical Nutrition concluiu- se que os refrigerantes, tanto nas versões normais quanto nas de baixa caloria, são associados ao risco de acidente vascular cerebral. Eles também são associados aos problemas respiratórios, pois proporcionam excesso de energia, o que leva a um aumento de peso que é estocado no organismo na forma de tecido gorduroso.

Outras bebidas que são ricas em açúcar e tão prejudiciais quanto os refrigerantes são os sucos industrializados. Eles tem apenas algo em torno de 10% de polpa de frutas, o néctar varia em 30 e 40% e o suco em mais de 50%. Por fim, eles são tão perigosos quanto os refrigerantes, pois as vitaminas são mínimas e são extremamente calóricos.

A melhor alternativa será sempre a água; os sucos naturais apesar de serem também um pouco calóricos, são ricos em vitaminas, fibras e sais minerais. A água de coco também é uma excelente bebida.

Refrigerante diet

Os refrigerantes na versão diet podem ser ainda piores que os “normais”. Em um estudo feito por pesquisadores das universidades de Miami e Columbia concluiu-se que quem consome o refrigerante diet diariamente terá mais chances de enfartar ou ter um AVC (Acidente Vascular Cerebral).

Em outro estudo publicado na revista científica Diabetes Care, o resultado foi que ao ingerir diariamente refrigerante diet, a pessoa pode aumentar os riscos de diabetes tipo 2 e de ter síndrome metabólica.

Legumes

Comer legumes para emagrecer com saúde.
Comer legumes para emagrecer com saúde.

Segundo Organização Mundial da Saúde todos nós devemos comer diariamente de 4 a 5 porções de hortaliças (que são verduras e legumes). Nesse tópico vamos falar exclusivamente sobre os legumes e depois falaremos sobre os vegetais e as frutas, vamos analisar os tipos, as formas de preparo, os nutrientes e algumas outras curiosidades.

Os legumes são fontes de vitaminas, minerais e fibras, e podemos destacar a vitamina A, C e as do complexo B, além dos minerais como cálcio, ferro, potássio e o magnésio. Já as fibras são encontradas nas formas solúveis e nas insolúveis.

Em sua grande maioria os legumes possuem poucas calorias e as fibras ajudam o trânsito intestinal além de conterem compostos funcionais que ajudam na prevenção de doenças e no combate ao envelhecimento.

Como preparar os legumes

O primeiro passo é a lavagem dos legumes que devem ser limpos e armazenados na geladeira ou em local fresco. Lave-os muito bem, higienizando-os rigorosamente.

A melhor maneira de consumo é cru, pois o cozimento pode eliminar a enorme quantidade de fibras e vitaminas. Se você for cozinhar ou refogar, evite sempre as altas temperaturas e também o tempo prolongado.

O melhor é cozinhá-los com casca, inteiros ou em pedaços grandes, pois assim minimiza a perda dos nutrientes. Descasque apenas no momento do consumo, assim você também terá menos perda sensorial como cor, cheiro e aparência. O cozimento no vapor é a melhor forma para manter o valor nutritivo dos legumes.

Uma dica nutritiva é reutilizar a água do cozimento dos legumes para fazer arroz, feijão ou qualquer outro alimento que necessite de água, pois esta estará rica em nutrientes e ela terá uma função semelhante ao do caldo de legumes dando mais gosto a outros alimentos.

Cenoura

Rica em vitamina A, beta-caroteno, além de ser responsável pela manutenção de cabelos, peles, ossos e olhos saudáveis. Fornece também sais minerais como fósforo, cloro, potássio, cálcio, sódio e vitaminas do complexo B.

Beterraba

Esse legume é uma raiz rica em vitamina A, B e C, além dos minerais como sódio, potássio, zinco, magnésio, fosfato e ferro. Quando comprar observe que a casca deve estar sempre bem lisa, sem rachaduras e com folhas brilhantes.

O preparo da beterraba pode ser feito de diversas maneiras: batida no liquidificador com o suco de laranja, em sopas como complemento a outros legumes, refogadas ou crua na salada. Suas folhas e os talos também podem ser aproveitados, pois contém vitamina A e uma grande quantidade de fibras e minerais.

Abóbora

A Abóbora é composta de beta-caroteno e é rica em vitamina A, além de ter poder antioxidante que de acordo com estudos realizados, pode ajudar na prevenção de certos tipos de câncer. Você também encontra outras vitaminas e minerais, além de uma grande quantidade de fibras.

Não é recomendado armazená-las em temperaturas inferiores de 10 graus C, pois esse frio acelera a sua deterioração.

Suas sementes são ótimas fontes de proteínas e quando torradas podem ser um aperitivo delicioso: só precisa lavar, deixe secar e depois assar em forma untada por uma hora a 120 graus C.

Mandioquinha (Batata baroa)

Ela é uma ótima fonte de energia, sendo muito usada na culinária brasileira, pois é rica em complexo B de vitaminas, em ácido fólico, vitamina B-6 (piridoxina), tiamina e ácido pantoténico, e também vitamina K e vitamina E.

Ela fonte de fibras dietéticas solúveis e insolúveis. O consumo dessas fibras na dieta ajudam a reduzir os níveis de colesterol no sangue além da obesidade e a constipação.

Ela também é rica em potássio que ajuda a regular a pressão arterial, além dos processos de recuperação muscular. Ajuda na prevenção de osteoporose e da anemia.

O cálcio é fundamental para a formação de ossos, das cartilagens e dos dentes, tendo a mesma importância que o fósforo e o magnésio, que são nutrientes presentes na mandioquinha.

Usada como suco, ajuda no combate as úlceras no estômago e no duodeno. Por ser de fácil digestão, seu amido é amplamente recomendado para alimentação infantil, de pessoas idosas e convalescentes.

Batata

A batata é provavelmente o legume mais consumido no mundo; ela é rica em carboidratos e amido. Esses elementos fornecem cerca de 80 calorias por cada de 100 gramas.

Ela também contém água e fibra alimentar em grandes quantidades e vitaminas B, C, E e K. Rica em potássio e minerais como cálcio, ferro, magnésio, manganês e zinco.

Verduras

Verduras para emagrecer com saúde.
Verduras para emagrecer com saúde.

Enorme sacrifício para algumas pessoas e um prazer para outras o principal do consumo da salada é a questão do quanto o seu corpo vai se beneficiar de fibras, vitaminas e minerais.

Acelga

São folhas na cor verde-claras, macias e grandes, com talos largos e brancos, da mesma família do repolho. Ela é encontrada o ano inteiro e pode ser consumida crua ou cozida.

Tem um sabor levemente adocicado, suave, e com textura firme. Tem apenas 2kcal por folha e nela você encontrará minerais como: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro e as vitamina A e C.

Alcachofra

Sua parte comestível é chamada de botões – já a base é conhecida como coração da alcachofra – quando comprar prefira às que possuem pétalas firmes, sem manchas e bem juntas.

Deve ser fervida, geralmente com água e sal, podendo ser servida quente ou fria. Uma unidade de cerca de 50g tem em média 30kcal e seus minerais são o: cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, ferro, e as vitaminas A e C.

Chicória e Escarola

São de folhas soltas, crespas ou lisas, e podem serem consumidas cruas ou cozidas com sabor é levemente amargo. Uma folha fornece aproximadamente 3kcal, e na sua composição encontramos: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, e as vitamina C e A.

Almeirão

Verdura que pertence a mesma família da chicória e da alface, o almeirão têm suas folhas mais estreitas e alongadas e um sabor mais amargo, geralmente é consumido cru. Suas propriedades nutricionais são semelhantes a da chicória e da escarola.

Couve

Ela tem as folhas grandes e bem verdes e de gosto bem saboroso. Podem ser usadas em diversas preparações, sendo a mais conhecida aqui no Brasil couve à mineira, que é cortada em tiras bem finas e refogada no azeite e alho. Uma colher de sopa contém aproximadamente 36kcal,e muitas vitaminas e minerais.

Espinafre

Suas folhas são pequenas e grossas, sua cor verde-escura é brilhante, e ela contém muita água, por isso quando cozida reduz o seu tamanho. Normalmente é consumida cozida, pois as suas folhas são ásperas quando cruas. Em 1 colher de sopa de espinafre cozido encontramos cerca de 15kcal. Os minerais são o: cálcio, potássio, fósforo, ferro, e as vitaminas são A e C.

endívia

É uma hortaliça de folhas brancas com sabor suavemente amargo. Ela foi criada através da manipulação humana, por meio do cultivo da chicória. O amargor dela vem quando fica exposta ao sol. Seu consumo é crua ou cozida e como os outros vegetais também é rica em minerais, vitaminas e fibras.

Alface

O alface de longe é a verdura mais consumida no país e talvez no mundo. Na hora da compra é importante observar se as folhas estão frescas, firmes e viçosas. Ela possuí diferentes variedades: lisa, americana, romana, crespa e roxa. Em 1 folha tem cerca de 2kcal. O seu mineral predominante é o cálcio, e as vitaminas são A e C.

Agrião

Ele possuí folhas verde-escuras e brilhantes quando fresco. Seu sabor é refrescante, sendo muito utilizado em saladas, sanduíchese molhos. Em 1 ramo tem 1,5kcal, sendo rico em: cálcio, magnésio, fósforo, potássio, além das vitaminas A e C.

Rúcula

Ela tem as folhas espessas, divididas, longas, verde e de sabor peculiar. É muito utilizada crua nas saladas. 1 folha de rúcula possui menos de 3kcal; seus minerais são o cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, as vitaminas são A e C.

Higienização

Já falamos no início, mas a higienização é fundamental nas hortaliças antes do consumo. Deixe sempre escorrer com bastante água sobre as folhas, removendo toda a sujeira. Após esse procedimento deixe de molho em água e uma solução de hipoclorito de sódio, na proporção de 1 colher de sopa para cada litro de água por cerca de aproximadamente 15 a 20 minutos.

Frutas

Frutas para emagrecer com saúde.
Frutas para emagrecer com saúde.

As frutas são ricas em vitaminas, sais minerais, antioxidantes, fibras e água. É recomendado consumir as frutas com casca, pois elas também têm altos teores de fibras e vitaminas. As cascas de algumas frutas como o abacaxi podem ser utilizadas no preparo de doces e sucos.

De acordo com especialistas a quantidade diária de consumo de frutas, é de 3 a 5 porções, de preferência variadas e in natura. Nos sucos os alimentos sempre acabam perdendo algumas de suas propriedades importantes por isso é melhor que o líquido não seja coado para que as fibras não sejam desperdiçadas.

Abacate

Auxilia na redução e controle do colesterol, fornecendo energia. Ele tem um elevado teor calórico, devendo ser consumido com moderação e sem açúcar.

Abacaxi

Rico em água e fibras, contém uma enzima chamada bromelina que ajuda na digestão, além de possuir leve ação diurética.
Açaí

Melhora a circulação sanguínea, auxilia na redução e controle do colesterol. Contém antocianina, que neutraliza a ação dos radicais livres no organismo, prevenindo o envelhecimento precoce e certos tipos de câncer.

Banana

Fonte de potássio, pode contribuir para o controle da pressão arterial. Contém nutrientes como a vitamina B6 e triptofano, que estão relacionados à produção de serotonina, neurotransmissor relacionado ao bem estar.

Coco

Além de fornecer energia, é rico sais mineiras e fibras, que estimulam a saúde intestinal.

Goiaba

Fonte de licopeno, substância antioxidante que além de retardar o envelhecimento ajuda na prevenção contra o câncer de próstata.

Laranja

Fonte de vitamina C, nutriente relacionado ao fortalecimento do sistema imunológico.

Maçã

Com propriedade adstringente, é excelente para garganta e cordas vocais. Sua casca possui pectina, um tipo de fibra que auxilia na redução do colesterol e ajuda a evitar a constipação intestinal; retarda o envelhecimento das células, regula o sistema nervoso e protege a saúde da pele.

Mamão

Fonte da enzima papaína, melhora o processo digestivo. Rico em fibras, auxilia na prevenção e tratamento de constipação intestinal.

Melão

Contém grande quantidade de água, apresentando ação diurética, facilitando a eliminação de toxinas do nosso organismo.

Melancia

Por ser muito rica em água, é extremamente hidratante e tem propriedades diuréticas.

Morango

Rico em substâncias antioxidantes, previne contra o envelhecimento precoce da pele e doenças como o câncer. Essa fruta tem uma curiosidade, ela tem tão poucas calorias que o processo para sua digestão gasta mais energia do que ela contém – ela é negativa, quando se come você emgrece!

Uvas vermelhas

Fonte de antocianina, antioxidante que retarda o envelhecimento precoce da pele. Contém, ainda, resveratrol, um potente antioxidante relacionado à prevenção de câncer.

Alimentos termogênicos

Alimentos termogênicos para emagrecer com saúde.
Alimentos termogênicos para emagrecer com saúde.

Vamos listar alguns alimentos termogênicos, que possuem substâncias com o poder de aumentar a temperatura corporal e com isso o acelerar o organismo e a queima de gorduras.

Pimenta vermelha

A pimenta vermelha é um tipo específico de pimenta que é rica em capsaicina, substância que favorece o aumento da quebra de gorduras nos tecidos adiposos. Ela pode aumentar em até 20% as atividades metabólicas se for ingerida em uma quantidade de 3 gramas ao dia.

Chá verde (Camellia sinensis)

Parecido como a pimenta vermelha, esse chá também ajuda na queima da gordura corporal por conta do estimulo metabólico. É aconselhável 5 xícaras de chá por dia por pelo menos 3 meses. Quem tem insônia não deve ingerir o chá verde nem na parte da tarde e nem na parte da noite.

Canela

Esse condimento além de aumentar o metabolismo basal também contribui com o emagrecimento e torna a comida mais gostosa pelo seu sabor típico e cheiro único.

Gengibre

Esta raiz pode aumentar o seu gasto calórico em mais de 10%. Pode ser consumidoa de diversas formas: cru, marinado para temperar carnes, aves ou peixes e também é acompanhando molhos de tomate, sopas de legumes e chás.

Chás

Chás para emagrecer com saúde.
Chás para emagrecer com saúde.

O chá é uma bebida milenar, ótima para auxiliar no emagrecimento, por acelerar o metabolismo, queimar gorduras, dar saciedade e até mesmo melhorar o humor.

Leia também “Chá Verde como alimento funcional”.

Chá de Gengibre

Diurético o genbibre acelera o metabolismo, queima calorias, ajuda na digestão e combate a prisão de ventre.

Use 1 colher de chá de gengibre ralado, em 1 litro de água, deixe ferver por 8 minutos; após esse tempo deixe o chá descansar. Beba 1 litro por dia.

Chá Verde

Muito indicado em dietas, ele é diurético, diminui o cansaço, aumenta o metabolismo, previne doenças do coração e artrite.

Use 2 colheres de sopa de chá verde ou 1 sachê em 1 xícara de água fervendo e deixe descansar por 5 minutos. Beba sem adoçar.

Chá Mate

Tem um alto teor de fibras, ajuda o funcionamento do intestino e promove a saciedade. Também aumenta o metabolismo, queima gorduras e combate o cansaço físico e mental. Como ele possuí cafeína não é indicado após as 18h.

Coloque 1 colher de chá mate em 1 xícara de água fervendo, deixe-o descansar por 8 minutos, coe e beba sem adoçar. Fica muito bom com limão.

Chá de Hibiscus

Diurético, evita a retenção de líquidos, diminui o colesterol ruim e aumenta o bom, reduz a pressão arterial, além de ser ótimo para o cérebro pois é rico em vitamina do complexo B.

Ferva 1 litro de água, coloque duas colheres cheia de hibiscus seco ou 1 sachê, desligue o fogo e deixe descansar por 5 minutos.

Chá de Carqueja

Feito de uma planta de gosto amargo é ótimo pra eliminar líquidos e tem a função laxante, trazendo um melhor funcionamento do organismo, além de eliminar toxinas.

Ferva meio litro de água, coloque a erva e abafe por 5 a 7 minutos. Coe e beba quente
ou gelado.

Chá de Cavalinha

Ela é uma erva que atua nas inflamações e é ótimo no combate a celulite. Ativa a circulação sanguínea, é desintoxicante e acelera o metabolismo.

Ferva 1 litro de água, coloque de 2 a 3 colheres da erva, desligue o fogo e abafe por 15 minutos. Tome de 3 a 4 copos por dia quente ou gelado, mas sempre sem açúcar.

Chá de Oliveira

Indicado no combate das gorduras localizadas. Ferva 1 litro de água e coloque 3 colheres de sopa da erva, desligue e abafe por cerca de 10 minutos, coe e beba de 3 a 4 copos por dia.

Chá de Dente-de-Leão

Ele é diurético, diminui a retenção de líquido e regula o funcionamento do intestino. Ferva 2 copos de água e quando estiver em ebulição, adicione um punhado de dente-
de-leão, abaixe o fogo e mantenha assim por 5 minutos, beba quente.

Metabolismo

Metabolismo e emagrecer com saúde.
Metabolismo e emagrecer com saúde.

O metabolismo é basicamente o conjunto de transformações que qualquer substância química sofre no interior do nosso corpo. Quando nos alimentamos de forma sólida ou líquida, diversas substâncias ficam armazenadas em nosso corpo e precisam passar por um processo celular de separação. Nada mais é do que uma seleção natural, onde o metabolismo determinará o quanto destas substâncias será consumido e em quanto tempo.

A velocidade deste processo recebe o nome de “Taxa Metabólica”, que é caracterizada em 80% por fatores genéticos e 20% por ações que realizamos a favor da nossa qualidade de vida como uma alimentação saudável.

O metabolismo lento sobrecarrega o organismo e por isso gasta mais energia em nossas funções vitais; sentimos mais sono, cansaço e temos menos disposição. Quando a quantidade substâncias e atividades físicas são adequadas, o metabolismo se torna mais rápido, produtivo e dedica energia a todas as tarefas do corpo de forma organizada.

O metabolismo é diretamente influenciado por diversos fatores como a dieta, o estilo de vida, as atividades físicas, a temperatura ambiente, o peso, a genética, a idade e o sexo.

Os homens e as mulheres possuem metabolismos muito diferentes. Homens têm mais massa muscular, o que exige um metabolismo mais acelerado, queimando mais calorias em menos tempo. Elas por sua vez possuem mais massa gordurosa, por isso a prática constante de exercícios físicos é uma solução para acelerar o metabolismo.

Atitudes que melhoram o seu metabolismo:

• Sono de qualidade;
• Beber de 2 a 3 litros de água por dia;
• Não pular refeições, alimentando-se de 3 em 3 horas;
• Praticar exercícios físicos regularmente;
• Ingerir alimentos de fácil digestão;
• Evitar alimentos gordurosos;
• Equilibrar o consumo de carboidratos.

Atividades físicas para emagrecer com saúde.
Atividades físicas para emagrecer com saúde.

Atividades físicas

Apesar da reeducação alimentar ser o passo mais importante para o emagrecimento as atividades físicas não podem ficar de fora de uma vida saudável.

Aeróbicos | Corrida

A corrida vem se tornando uma paixão nacional em termos de esportes. Pessoas aderiram a ela pois pode ser praticada em qualquer horári e tem custo muito baixo.

Numa corrida de uma hora o gasto de calorias pode chegar 900. É muito bom para o condicionamento físico e a capacidade cardiorrespiratória. A contraindicação está em causar danos na coluna e joelhos.

Bicicleta

A bicicleta é um dos esportes que quase todos nós já praticamos e como diz o ditado “andar de bicicleta ninguém esquece”.

Com uma hora de bicicleta pode-se queimar cerca de 840 calorias. É um esporte que também ajuda no desenvolvimento cardiorrespiratório, melhora o condicionamento físico e fortalece os músculos inferiores. Também pode causar possíveis lesões na coluna e joelhos.

Tênis

É um esporte bem completo, pois ao mesmo tempo que trabalha a condição física ele envolve o fortalecimento dos músculos. Trabalha pernas, braços e o equilíbrio.

Os benefícios são a melhora da capacidade cardiovascular, reduzindo riscos cardíacos, previne a osteoporose, auxilia na diminuição da ansiedade, do estresse e da depressão.

Fiação

Esse tipo de exercício aeróbico para emagrecer é um sucesso principalmente entre as mulheres, pois além da rápida perda de peso, fortalece as pernas, barriga e tônifica o corpo.

Vale a sugestão para o uso de equipamento adequado: roupas leves, tênis garrafinha com água ou isotônicos, para ir se hidratando durante o treino.

Degrau

Iniciado nos anos 90, hoje está em quase todas as academias. É um exercício aeróbico muito bom para emagrecer praticado com a ajuda de uma pequena plataforma chamada de step (degrau).

O exercício é praticamente colocar um dos pés na plataforma e logo depois o outro e recuar os dois, fazendo esse movimento de subida e descida. Ele ajuda no aumento das pernas e coxas.

Natação

Considerado por muitos como o esporte mais completo. Nadando você queimará gorduras e esculpirá seu corpo sem impacto. Na natação o gasto calórico é de 540 calorias por hora. Assim como na corrida deve haver uma variação nos treinos com dias de velocidade, outros de distância, alternando os dois modos.

Procure uma academia ou um clube que possua um orientador pois todos os estilos tem sua técnica correta de aplicação.

Anaeróbicos

Musculação

A musculação também queima muitas calorias, são cerca de 500 por hora. O exercício é muito importante para a resistência muscular e articular e quanto mais músculos você adiquir mais mais calorias irá queimar.

Para praticar o esporte é fundamental o acompanhamento de um profissional experiente. A musculação também diminui a flacidez fazendo o seu corpo ficar mais bonito e torneado.

A musculação acelera o metabolismo em até 12 vezes e o mantém por pelo menos 15 horas após os treinos, sem contar que o nosso organismo gasta muito mais energia para manter os músculos do que a gordura.

Atividades físicas em geral

– Vá andando ou vá de bicicleta para o seu trabalho ou estudo.
– Sempre que puder prefira a escada.
– Se tem filhos brinque mais com eles; crianças têm muita energia e gostam de agitação.
– Se não tem tempo de ir a uma academia, compre uma bicicleta fixa.
– Tarefas de casa também ajudam a perder peso.

Se todo dia você gastar 100 calorias a mais, no final do mês serão 3.000, em um ano 36.000.

Final

Como você pôde observar em todo o nosso post, para se manter magro, com saúde e permanentemente é preciso reeducação alimentar e atividades físicas. Alimentos que fazem mal ao nosso organismo geralmente são deliciosos, mas você pode mudar de vida e libertar-se desses “vícios”.

Verduras, legumes e frutas são essenciais para uma alimentação saudável; não deixe eles de lado e sempre que possível comece uma refeição com prato de salada.

Coma proteínas de boa qualidade; elas ajudam na recuperação muscular e são melhores que os carboidratos.

O metabolismo também é um ponto fundamental. Mantê-lo acelerado é um dos principais fatores para que o seu corpo gaste mais energia mesmo quando estiver em repouso.

Faça execícios pelo menos três vezes por semana. Pode ser difícil no começo, mas com o tempo ele proporcionará prazer e bem estar.

Obrigado e boa vida nova!

Fontes: Minha vida; Mais equilíbrio; Bolsa de mulher; Endocrinologia; Organomix; Dicas de mulher.

 

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

Sem comentários.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>