Lixo doméstico – como fazer o acondicionamento correto

Como fazer o acondicionamento correto do lixo doméstico? É fundamental que o lixo seja acondicionado corretamente para evitar acidentes. Vidros e louças quebrados, espelhos, seringas, agulhas, pregos e até espetinhos de madeira precisam ser embalados corretamente antes de serem enviados para a coleta convencional.

Os cacos de vidro podem ser acondicionados em garrafas pet, caixinhas de leite, embrulhadas em jornal ou papelão e ainda depositados em caixas de sapato. Também é importante lacrar as embalagens e escrever um aviso de que ali contém algo quebrado.

Em Uberlândia, diariamente, cerca de 260 coletores vão para as ruas recolher as quase 500 toneladas de lixo doméstico depositado pela população nas portas de residências, empresas e comércio.

A coleta de resíduos, que desde janeiro está sob a responsabilidade do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae), é feita em sua maioria de forma manual. E mesmo com o uso de equipamento de segurança, acidentes podem ocorrer com os profissionais responsáveis pelo serviço.

Somente no ano passado, quase 60 se feriram em decorrência de objetos perfurocortantes colocados incorretamente dentro do lixo doméstico. Este ano foram sete acidentes leves, que poderiam ser evitados se a destinação desses itens fosse feita adequadamente.

Por dia, em média, 489 toneladas de lixo são retiradas das ruas, uma montanha equivalente a um prédio de quatro andares.

A coleta é um processo manual e exige agilidade na execução, por isso a população precisa se conscientizar e fazer o acondicionamento correto, verificando se o saco suporta a quantidade de lixo, se a boca está fechada e, principalmente, se não há objetos que podem ferir os nossos trabalhadores.

Como fazer o acondicionamento correto do lixo doméstico
Como fazer o acondicionamento correto do lixo doméstico

Descarte do Lixo Doméstico

A Prefeitura de Uberlândia trabalha continuamente na coleta do lixo doméstico, coleta seletiva (recicláveis) em quase metade da cidade, serviço de Cata-treco e ainda dispõe de 13 ecopontos.

Descarte do Óleo de Cozinha

Outro hábito que a população costuma fazer é descartar o óleo de cozinha usando embalagens de vidro. O óleo de cozinha deve ser colocado em um recipiente plástico e entregue ao caminhão responsável pela coleta seletiva, conforme a programação do seu bairro ou nos postos de coleta.

O óleo não pode ser descartado junto ao lixo convencional. O descarte incorreto é altamente prejudicial ao meio ambiente, acarretando na contaminação das águas e do solo. Quando nas redes do Dmae, forma uma espécie de massa que entope os poços de visita, causando entre outros danos, o extravasamento de esgoto.

Saiba como descartar materiais perfurocortantes:

– Vidros quebrados, pregos, espetinhos de madeira em pequenas quantidades podem ser acondicionados em garrafas pet, caixinhas de leite, caixas de sapato. Vedar a borda e escrever um aviso de que contém vidro;

– Vidros em pedaços maiores ou outros objetos podem ser embrulhados em jornal ou papelão e ainda depositados em caixas de sapato. Também é necessário escrever um aviso de que contém vidro;

– Estas embalagens devem ser colocadas em locais visíveis e não dentro do saco com o restante do lixo.

SAIBA MAIS SOBRE COLETA DE LIXO EM UBERLÂNDIA:

– Coleta seletiva: Veja os bairros e os horários de coleta aqui.
– Cata-treco: Saiba como agendar a retirada de objetos em sua casa aqui.
– Ecoponto: confira os endereços e o que pode ser descartado nestes locais.

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

Sem comentários.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>