Museu Municipal de Uberlândia conta com livros dos séculos XVIII e XIX

Considerado um dos principais pontos turísticos de Uberlândia, o Museu Municipal, localizado no prédio centenário que abrigou a Câmara Municipal e foi construído na Praça Clarimundo Carneiro, conta com mais de 800 peças em exposição. Essa é apenas uma parte de um acervo que inclui um conjunto de 2.830 mil objetos, que separadamente, somam 6,6 mil partes. Os itens mais antigos são livros que datam dos séculos XVIII e XIX.

A catalogação, preservação e acondicionamento desse acervo fica sob os cuidados dos profissionais do setor de Reserva Técnica, localizado no bairro Martins. “Recebemos, da comunidade, diversos objetos que fizeram parte da história da cidade em anos distintos”, afirmou a historiadora responsável pelo espaço, Vânia Rende Candelot.

Ela explica que cada peça é submetida a uma análise criteriosa antes de integrar o acervo. “Preferencialmente, os itens têm que ser anteriores a 1970 e precisam ter importância para Uberlândia. Não pegamos algo simplesmente porque é antigo, ele tem que condizer com a trajetória do município”, disse.

Segundo ela, todo o acervo é composto por doações e as peças que precisam de restauro recebem um tratamento específico. “Elas são catalogadas em uma das 11 categorias que temos e dispostas em armários com proteção individual, para garantir a conservação”, afirmou.

Museu Municipal de Uberlândia

As peças que integram a reserva técnica são apresentadas no Museu Municipal em duas exposições permanentes e uma temporária, que se renova periodicamente. “A exposição ‘Nossas Raízes’ traz peças da história de Uberlândia no início do século, como itens comuns em mercearias e carros de boi. Lá há também a mesa e as cadeiras da antiga Câmara Municipal, que estão em mostra permanente”, afirmou Thaís Tormin, administradora do Museu. As exposições ficam no primeiro e segundo andar, respectivamente.

O andar superior do prédio também recebe outra exposição, atualmente sobre a história dos dentistas na cidade. “O espaço recebe as peças do acervo e, depois de um período, esses objetos voltam para a reserva técnica e dão lugar a outros. É uma forma de preservar as peças que ficaram expostas por meio da conservação preventiva e fazer com que outros objetos integrem as mostras”, disse.

Conheça o museu e suas exposições
Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Local: Praça Clarimundo Carneiro
Para visitas monitoradas, agendar pelo telefone (34) 3214-0068

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

Sem comentários.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>