Museu Universitário de Arte apresenta Élcio Miazaki e Vivien Bittencourt

Museu Universitário de Arte da Universidade Federal de Uberlândia, MUnA UFU, apresenta duas exposições com trabalhos do artista Élcio Miazaki e da fotógrafa Vivien Bittencourt.

Na ocasião, o historiador da arte, professor e diretor do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH) da Unicamp, Jorge Coli, integrará uma mesa redonda sobre os trabalhos expostos.

O evento tem o apoio do MUnA e do Programa de Pós Graduação em História do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UNICAMP.

ÉLCIO MIAZAKI

“Espaço reservado para possíveis retornos (ou ‘como rasurar o ar’) ” é nome da instalação de Élcio Miazaki. O projeto site-specific que possui como mote e ponto de partida, uma exposição (imediatamente anterior, ou simplesmente de uma outra edição) que tenha ocupado o mesmo espaço.

Esse conceito visa a abordagem de algumas funções atribuídas a um museu, entre elas, o resgate da memória. A obra em questão procura exercitar a memória de outras artes, ou estimular a pesquisa, caso o visitante não tenha tido contato com elas.

O entrelaçamento das fitas passa a representar visualmente, ligações, proximidades e até mesmo linhas de tensão que possam ter havido entre obras que já não ocupam mais o espaço.

VIVIEN BITTENCOURT

“Ao mesmo tempo” é uma mostra de fotografias de Vivien Bittencourt, e que tem a curadoria de Aline Gomes e Alex Miyoshi.

Entre as imagens expostas, a série Magnolia talvez seja a que melhor sintetize as fotografias de Vivien Bittencourt, todas elas representando lugares muito distintos, porém unificadas como se figurassem um mesmo instante.

Outras imagens na exposição (retratos de artistas, troncos lenhosos e construções antiquíssimas) comungam de atmosfera similar. Uma das razões à confluência é porque as tomadas se amparam na poética da fotógrafa tanto quanto em um imaginário fotográfico-pictórico derivado do romantismo idílico do século XIX.

As fotografias de Vivien Bittencourt mesclam infância do mundo com civilização e também nos indagam sobre a perecibilidade das coisas: monumento longevo versus brevidade da vida; individualidade versus nós todos. Questões prosaicas, sem dúvida, fundamentais, no entanto, em qualquer tempo, hoje como nunca.

Museu Universitário de Arte apresenta Élcio Miazaki e Vivien Bittencourt
Museu Universitário de Arte apresenta Élcio Miazaki e Vivien Bittencourt

Museu Universitário de Arte

Serviço:

Exposições: “Espaço reservado para possíveis retornos (ou ‘como rasurar o ar’)” – Élcio Miazaki e “Ao mesmo tempo” fotografias de Vivien Bittencourt. Curadoria de Aline Gomes e Alex Miyoshi
Abertura: 05/05/2017, sexta-feira, a partir das 19h
Visitação: Até 17/06/2017.
Horários: Segunda a quinta das 8:30h às 18:30h, sexta das 8:30h às 21:00h e sábado das 10 às 17h
Agendamento de visitas de grupos pelo e-mail educativo@muna.ufu.br
Local: MUnA – Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, Uberlândia, MG – Entrada franca

Serviço:

Mesa redonda com Vivien Bittencourt, Élcio Miazaki, Alex Miyoshi e Jorge Coli
Data: 05/05/2017, sexta-feira, às 18h
Local: Auditório do MUnA – Praça Cícero Macedo, 309, bairro Fundinho, Uberlândia, MG – Entrada franca

Agenda Cultural de Uberlândia

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

Sem comentários.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>