Ônibus Biblioteca de Uberlândia transporta 3 mil livros e percorre 20 bairros

O Ônibus Biblioteca, veículo que originalmente era um coletivo, foi adaptado para transportar cerca de três mil livros para os mais de 20 bairros de Uberlândia. O primeiro a receber o automóvel esse ano foi o Laranjeiras, na zona sul da cidade.

A dona de casa Nilza Aparecida da Costa, que aguardava ansiosa o retorno do projeto – sem funcionamento desde novembro do ano passado –, foi a primeira a chegar ao local. “Minhas filhas e eu ficávamos todas as segundas-feiras olhando pela janela de casa, na esperança de que o ônibus voltasse e nós pudéssemos pegar mais livros”, afirma.

Associada desde que o veículo começou a circular no bairro, ela conta que já leu quase todos romances e os livros de auto-ajuda. “Esse projeto é maravilhoso, principalmente para quem gosta de ler e não tem condições de ficar comprando livros, que é o meu caso. Tenho acesso a diversos títulos sem precisar percorrer longas distâncias, porque o ônibus vem ao bairro”, diz.

Ônibus Biblioteca de Uberlândia
Ônibus Biblioteca de Uberlândia

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Prof. Olga Del Fávero (CaicLaranejiras) também ficaram empolgados com a presença do Ônibus Biblioteca no bairro. Durante o intervalo e com autorização da professora, eles foram até o veículo conhecer o projeto. “Eu já tinha visto o ônibus, mas não sabia direito como funcionava. Vou pedir para meu pai vir comigo fazer a carteirinha, para que eu possa pegar livros a partir de agora”, afirmou Raffaela Victória Silva dos Reis, de 10 anos.

O projeto

Prestes a completar 30 anos, Ônibus Biblioteca fomenta o hábito e o gosto pela leitura nos bairros de Uberlândia. De segunda a sexta-feira, entre 9h e 13h, a biblioteca itinerante percorre ruas e avenidas, emprestando volumes de diversas categorias à população. O retorno em cada um dos locais ocorre quinzenalmente.

Quem quiser levar os volumes para casa, deve se associar. “É preciso RG, CPF e comprovante de residência e, para menores de idade, a presença dos responsáveis. Quinze dias depois, o ônibus retorna ao bairro e eles podem devolver os volumes ou renovar o empréstimo”, disse. Cada pessoa pode pegar até três títulos.

Serviço:

O quê: retomada de atividades do Ônibus Biblioteca
Quando: Segunda a sexta-feira, de 9h às 13h
Onde: bairrosLaranjeiras, Ipanema, Aclimação, Jardim das Palmeiras, Liberdade/Santa Rosa, Segismundo Pereira, Nossa Senhora das Graças, Planalto/Tancredo, Dona Zulmira e Tocantins.

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

Sem comentários.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>