Teatro Grande Otelo Uberlândia será restaurado

Teatro Grande Otelo Uberlândia – Justiça determinou que o Município faça a restauração do Teatro Grande Otelo, em Uberlândia.

O prazo para início efetivo das obras concedido na decisão, da qual não cabe recurso, é de 18 meses.

As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (5) em nota no site do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG).

Em nota, a Secretaria Municipal de Cultura informou que um projeto de restauro destinado ao Teatro Grande Otelo está em fase de elaboração.

Após a conclusão dessa etapa, o Município analisará alternativas financeiras para a execução da obra.

Teatro Grande Otelo Uberlândia será restaurado
Teatro Grande Otelo Uberlândia será restaurado

Teatro Grande Otelo Uberlândia 

A Ação Civil Pública foi proposta pela Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Uberlândia determinou que o município proceda à completa restauração do teatro.

Segundo a ação, o imóvel onde funcionava o teatro encontra-se em situação de completo abandono e interditado.

O promotor de Justiça de Defesa do Patrimônio Cultural de Uberlândia, Marcus Vinícius Ribeiro Cunha, disse que trata-se de importante decisão judicial que resguarda o direito do povo de Uberlândia à preservação de seu patrimônio histórico e cultural.

“Iremos acompanhar de perto essa restauração do imóvel e esperamos, sinceramente, que o município entregue de volta ao povo uberlandense o Teatro Grande Otelo, declarou o promotor.

Fonte G1 TRIÂNGULO MINEIRO

Roteiro Uberlândia

O Roteiro Uberlândia tem como objetivo ser uma ferramenta gratuita para quem busca lazer, diversão e informações sobre a cidade de Uberlândia-Minas Gerais. Colabore, envie seu artigo ou notícia para contato@roteirouberlandia.com.br.

8 Comentários
  1. Caros leitores !

    Será que na gestão do Odelmo Leão o teatro Grande Otelo volta a funcionar ? Já que essa reconstrução era para ter acontecido na gestão petista e não aconteceu,

  2. A Situação do Teatro Grande Otelo foi definida pela justiça. A restauração e retomada do Teatro Grande Otelo é a prioridade para a cidade de Uberlândia. Há decisão sobre a Ação Civil Pública propondo tombá-lo e virar patrimônio histórico da cidade e mantendo a estrutura atual. A construção do prédio que hoje abriga o Teatro Grande Otelo (local do antigo Cine Vera Cruz),a reconstrução do espaço foi uma promessa de campanha não cumprida pelo ex-prefeito Gilmar Machado, o local integra um amplo processo de urbanização da Vila Operária atual bairro Aparecida, ocorrido na década de 1960. Em 30 de junho deste mesmo ano o Teatro Vera Cruz foi inaugurado. Em 1993 recebe nova denominação, Teatro Grande Othelo, em homenagem ao artista Grande Othelo que é natural de Uberlândia, personalidade das artes cênicas brasileiras, que se mudou ainda jovem para o Rio de Janeiro, tornando-se nacionalmente reconhecido, foi um ator, comediante, cantor e compositor brasileiro. Grande artista de cassinos cariocas e do chamado teatro de revista, participou de diversos filmes e novelas. Faleceu em 1993 em terras francesas de um ataque do coração fulminante, quando viajava para Paris para uma homenagem que receberia no Festival de Nantes.
    Já existe o O movimento “VAMOS AO TEATRO GRANDE OTELO?” Que surge com os seguintes objetivos entre outros:

    – A preservação de um patrimônio público e histórico da cidade de Uberlândia;
    – O funcionamento de um espaço teatral que há anos se encontra inativo e abandonado.

  3. VAMOS RESTAURAR O NOSSO TEATRO GRANDE OTHELO QUE É CARTÃO POSTAL DE UBERLÃNDIA-MG E RECONSTRUIR A HISTÓRIA DE QUEM JÁ VIVEU MAIS DE 40 ANOS. A cena cultural agradece a revitalização deste Teatro. Esta demanda é antiga, que tomara que saia na gestão do Coronel Urbano Odelmo Leão.

  4. Parabéns pela justiça local pela iniciativa para a reconstrução do teatro Grande Otelo, em relação a opinião da Marilene Costa sobre os Petistas não deram conta de trabalhar em prol da revitalização do espaço cultural não fizeram por que não quis eles são debilitados moralmente, não tem consciência moral, faz política sem ética, fora PT. vamos da o troco neles o ano que vem não votando em Gilmar Machado para deputado federal.

  5. Fico contente em saber que a Justiça determinou que o Município faça a restauração do Teatro Grande Otelo, em Uberlândia-MG. O prazo para início efetivo das obras em 18 meses, só assim o prefeito Odelmo Leão vai colocar a “mão na massa” já que em suas duas últimas gestões anteriores ele não mostrou interesse e nem o Gilmar Machado, enfim vamos lembrar da memória do excelente artista que foi Grande Otelo.

  6. O mau exemplo na preservação e cuidado do patrimônio histórico de Uberlândia vem de quem deveria dar o bom exemplo: a Prefeitura. A maior parte dos bens públicos tombados precisa de recuperação e a falta de verba para as intervenções necessárias se tornou argumento histórico. É inaceitável a colocarem o teatro Grade Otelo como atração turística e na realidade está em completo abandono, lixo, descaso total com o patrimônio público, é um bem de grande visibilidade. No dia 17 de janeiro de 2016, Dois andarilhos foram presos, ao serem flagrados por integrantes da Defesa Civil de Uberlândia quebrando os tapumes de madeira ao redor do Teatro Grande Otelo, ainda existe esse tipo de situação adversa. Um dos cartões-postais da cidade deteriorado, uma obra monumental, o morador da cidade, ou o turista, se depara com uma das maiores agressões ao patrimônio público. É alvo de rachaduras, infiltrações e corrimãos deteriorados. Vamos cobrar mais dos nossos políticos.

Sua opinião é muito importante:

Seu e-mail não será divulgado.

Você pode usar tags e atributos HTML : <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>